Plano Pastoral

2007: Documento de Aparecida, 2007

A síntese de Aparecida é sermos uma Igreja Discípula, Missionária e a Serviço da Vida, que tenha:

O discípulo encantado e apaixonado;

O missionário audaz e ousado;

A opção pela vida digna e plena.

2013: Francisco, Exortação Apostólica Evangelii Gaudium Sobre O Anúncio Do Evangelho No Mundo Atual, 24 de Novembro de 2013:

Uma Igreja «em saída» missionária:

EG 49. Saiamos, saiamos para oferecer a todos a vida de Jesus Cristo! Repito aqui, para toda a Igreja, aquilo que muitas vezes disse aos sacerdotes e aos leigos de Buenos Aires: prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. Não quero uma Igreja preocupada com ser o centro, e que acaba presa num emaranhado de obsessões e procedimentos.

2014: CNBB, Documento 100: COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA A conversão pastoral da paróquia, 2014.

Descentralização e setorização em Pequenas Comunidades

244. A grande comunidade, praticamente impossibilitada de manter os vínculos humanos e sociais entre todos, pode ser setorizada em grupos menores. A paróquia descentraliza seu atendimento e favorece o aumento de líderes e ministros leigos e vai ao encontro dos afastados. Não se deixa a referência territorial das comunidades maiores, mas se criam novas unidades sem tanta estrutura administrativa.

2015: CNBB, Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2015 – 2019, 2015.

OBJETIVO GERAL: Evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária,  profética e misericordiosa , alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo.

5 urgências:

• Igreja em estado permanente de missão
  • Igreja casa da iniciação à vida cristã
  • Igreja fonte da animação bíblica da vida e da pastoral
  • Igreja comunidade de comunidades
  • Igreja a serviço da vida em todas as suas instâncias

2017: Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Plano Pastoral 2015-2019 Ano 2018, Subsídio Pastoral, n.9.

Prioridade pastoral 2018 = Sujeitos da Iniciação à Vida Cristã

Ano nacional do Laicato: 26 de novembro de 2017 até 25 de novembro de 2018: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino.

2018: Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Plano Pastoral 2015-2019 Ano 2019.

Prioridade pastoral 2019 = Implantação das pequenas comunidades bíblicas